Line Pipe – API 5L
Os condutores line pipe – API 5l encontram sua utilização ideal nas petrolíferas, conduzindo a matéria. Quando existem conexões, formam as chamadas dutovias, que se dividem em:
Oleoduto
Tubos de condução que contam com determinados mecanismos, encarregados de executar a transladação e condução do petróleo e seus derivados.
Tubulações construídas em aço carbono, que é uma matéria-prima reconhecida por sua resistência e durabilidade, que possuem a versatilidade como característica.
Os line pipe – API 5l podem ser instalados sobre a superfície, sob o solo e, em alguns casos, embaixo da água.
A condução de materiais, feita por essas tubulações, são mais seguras e eficientes, como nos casos de transladação de petróleo bruto e gás natural.
Essa eficácia pode ser notada desde os campos de produção até às refinarias e fábricas de transformação.
Este também é o melhor método na condução do petróleo e seus derivados até seus consumidores.
Essa condução é possível com a utilização de bombas, que fazem com que a substância encontre satisfatório fluxo nas tubulações.
Gasoduto
Conexões entre line pipes – API 5l, que visam uma melhor condução de gases originados em suas fontes produtoras, e entregues nos centros consumidores.
Gasodutos são conhecidos por sua capacidade de transportar elevada quantidade do material, por extensas distâncias.
Um exemplo de gasoduto, é o Bolívia-Brasil, que durante sua condução, sai da Bolívia e entra no Brasil, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esse percurso conta com mais de 3 mil quilômetros, mostrando, assim, a eficiência dos line pipes – API 5l em empresas do segmento.
Outra forma de utilização dessas tubulações, embora com menor frequência, é nos aquedutos, sendo responsável pela condução da água.
Isso ocorre graças às bombas motorizadas, escoamento sob pressão e, geralmente, são instalações subterrâneas.
Esse tipo de condução de matéria desempenha um papel vital no nosso cotidiano. Em ambientes como cozinhas, em funções como as limpezas, no transporte aéreo e no aquecimento das nossas empresas e casas.
Todos esses exemplos, como muitos outros, só são possíveis graças às redes de distribuição de combustíveis.
Através das tubulações, enormes volumes destes materiais já citados, encontram excelentes condições de fluxo.
Utilizar essa maneira de condução, evita congestionamentos nas nossas vias marítimas e rodoviárias, assim como acidentes que podem acontecer nas mesmas.
O transporte tubular é prático e seguro, tendo como sua grande vantagem, a instalação em qualquer terreno ou ambiente.
Normas e Medidas
As tubulações que serão utilizadas no transporte de gás, óleo, minerais, petróleo e derivados, são produzidas em aço carbono, sem costura, seguindo exigências em sua padronização que garantem a qualidade.
Suas medidas podem variar, no diâmetro, entre 5 9/16” e 12 ¾” e a espessura de sua parede pode estar entre 2,00 mm e 16,00 mm.
As normas atendidas na sua produção, são:
- API 5L:
- Graus: B, X42, X46, X52, X56, X60, X65, X70, X80
- PSL1 e PSL2
- CRCC Petrobras:
- Graus: B; X42; X46; X52 e X56
- PSL-1 e PSL-2
- NACE 0175, onde se fizer necessária