A utilização dos perfis estruturais metálicos é bastante nova no Brasil. Sua aceitação conta com elevado número, pois a otimização do tempo de duração da obra é primordial – tempo é dinheiro – e essas estruturas permitem tal agilidade.
Sua presença é encontrada na construção civil e empresarial e cada perfil estrutural segue rígidas normas nacionais e internacionais, que tornam o produto conhecido por sua qualidade.
Entre os perfis estruturais metálicos de maior utilização, podemos citar:
Perfil H
Na indústria mecânica e na indústria civil, esse tipo de perfil encontra sua maior empregabilidade. São estruturas de muita força, suportando cargas de peso elevado, sem perder sua estabilidade.
Esse perfil é fabricado, seguindo normas estabelecidas ASTM. Especificamente a ASTM A6/A6M. Suas medidas variam entre 150 mm e 610 mm de altura.
O comprimento segue o padrão de 12 metros para todas as bitolas, ou de 6 metros para as bitolas de até 310 mm.
A grande variedade de bitolas, que vão do W 150 x 22,5 à W 360 x 122,0 permite sua flexibilidade nos mais diversos projetos.
Perfil I
Esse perfil tem uma capacidade de suporte maior do que os outros perfis, gerando segurança em estruturas projetadas para casas e edifícios.
Por se tratar de uma vida versátil, sua utilização também ocorre em outros setores, além da construção civil.
Este perfil também é empregado na indústria automobilística, mecânica e em maquinários agrícolas. É um perfil do tipo laminado, de aço carbono.
O perfil I, é fabricado sob as mesmas normas e possuem as mesmas medidas do perfil H.
A dimensão das bitolas desse perfil, variam entre W 150 x 13,0 à W 610 x 174,0, que facilita sua utilização se dar de diferentes formas. Sua adaptação aos projetos é notável.
Perfil U
Esse perfil será adaptado ao que solicita o cliente, mas suas características contam com três tipos de designação: simples, enrijecido e laminado.
Ela conta com bastante utilização em equipamentos de transporte, escoramentos, implementos rodoviários, implementos agrícolas, entre outros.
A produção desse tipo de perfil, segue normas de padrão de qualidade nacionais e internacionais, seguindo diretrizes da ASTM a36 e ASTM a572.
Suas dimensões variam entre 25,40 x 12,70 e 254,0 x 66,68, e sua espessura conta com medidas que vão do 3,18 mm à 9,63 mm.
As peças são apresentadas em vigas de 6 metros, podendo sofrer alterações previamente informadas.
Perfil W
Esse tipo de perfil, assim como os outros aqui citados, também encontra sua vasta empregabilidade nas indústrias mecânicas e nas construções civis. A versatilidade da peça se deve a sua reconhecida resistência.
Entre os vários projetos em que este perfil pode ser empregado, estão as pontes, os equipamentos ferroviários, fundações, agroindústria, etc.
A produção do perfil W, segue padrões estabelecidos pela ASTM a36 e ASTM a572, que garantem sua qualidade e segurança.
A grande variedade de bitolas, permite a este perfil ser empregado com facilidade em uma vasta gama de possibilidades. Essas medidas variam entre W 150 x 13,00 e W 610 x 174,00, e sua espessura varia entre 4,30 mm e 14,00 mm.
Seu comprimento padrão é de 12 metros para todas as bitolas, ou de 6 metros para as bitolas até 310mm.