X
    Categories: Blog

Tubo Schedule

Muitas pessoas, ainda que trabalhando diariamente com o material, podem não saber o que é tubo schedule. Para sanar qualquer dúvida, segue explicação.

Schedule é o nome dado ao resultado arredondado da fórmula que define a espessura de parede de cada tubo condutor.

Essa fórmula é representada da seguinte maneira:

SCH = P

P equivale à pressão de trabalho que o tubo sofrerá, e o S representa a tensão, que corresponde a 60% do limite de escoamento do material, seja ele líquido ou gasoso, a 20º Celsius. Ou seja, quanto maior o SCH, maior será a espessura de parede do tubo em relação ao diâmetro.

Agora que já explicamos sua designação, fica mais fácil compreender sua utilização, que tem como maior número, as obras industriais e civis.

Por se tratar de um material amplamente reconhecido por sua resistência e vida útil longa, o investimento é muito satisfatório. Ao passo que, provavelmente, será um investimento único, pois o Schedule, na grande maioria das vezes, não necessita de de reparos e manutenções.

Sua empregabilidade mais usual, é como condutor de fluídos específicos.

Outra característica que o coloca na predileção dos tubos condutores, é a capacidade de fazer com que o material se mantenha nas mais recomendadas condições de temperatura, além de mantê-las no estado desejado.

Na hora de decidir o melhor tipo de tubo schedule para a obra, o construtor poderá levar três requisitos como diretrizes para a tomada da decisão.

  1. Observar a divisão, pois os tubos schedule podem ser de categoria A, os dobráveis, ou categoria B, que contam com uma menor capacidade de manipulação.
  2. O fim ao qual o tubo será designado, ditará qual material é o mais indicado, tanto na parte mecânica, quanto na parte química.
  3. Optar entre tubos lisos, chanfrados e com rosca. Essa característica será decidida de acordo com as especificações da sua obra ou projeto. Vale ressaltar que os tubos lisos, contam com os melhores resultados quanto a vazamentos.

Entender sobre tubo Schedule, também irá te ajudar a definir a empregabilidade do mesmo. Podemos citar alguns exemplos de como o material é utilizado:

  • Hidrantes – Artifício de segurança bastante utilizado em cidades de grande porte, os hidrantes contam com uma enorme pressão interna ocasionada pela água. Essa pressão é fortemente segurada pelo schedule.
  • Caldeiras – A utilização desse material nas caldeirarias, assegura a vida útil dos recipientes, constantemente colocada à prova por meio de altas temperaturas.
  • Condensadores – Os tubos nos quais existe a passagem de água e vapor, precisam ser muito resistentes. O schedule é a melhor opção para estes fins.
  • Indústrias químicas – Os tubos de condução de produtos químicos, precisam ser altamente resistentes, pois esses produtos geralmente são corrosivos.

Tubo SCH Normas e Medidas

As medidas de espessura do tubo schedule podem ser especificadas da seguinte forma: 5, 10, 20, 40, 80, 120, 160 e a lista ainda segue, pois, dependendo da estrutura, tubos de maior espessura se fazem necessários.

Estas medidas se encontram nas normas ASTM A53 (NBR 5590), a ASTM A106 ou a API5L.

Metalon: